CDCs E TELECENTROS

CDCs

Os Centros Digitais de Cidadania (CDC) é um programa de Inclusão Digital desenvolvido pelo Governo do Estado da Bahia através da Secretária de Ciências, Tecnologia e Inovação. São Centros de acesso público à informática, ou seja, locais de livre acesso onde você pode utilizar os computadores para fazer trabalhos, conhecer diversos softwares, navegar e pesquisar na internet. No Centro Digital de Cidadania você encontra informação, conhecimento, qualificação profissional e cultura através da tecnologia digital.

Seu objetivo é possibilitar ao cidadão, especialmente o de baixa renda, o livre acesso às tecnologias de informação e comunicação. E em função dessa iniciativa, muitos usuários terão a oportunidade de usufruir os inúmeros benefícios ligados ao uso dos recursos digitais, melhorando sua condição de vida.

TELECENTROS

Os Telecentros são espaços com computadores conectados à Internet. Cada unidade possui normalmente entre 10 e 23 micros. A doação de kits telecentros para prefeituras brasileiras é uma iniciativa do Programa de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações. O uso livre dos equipamentos, cursos de informática básica e oficinas especiais são as principais atividades oferecidas à comunidade local. Cada Telecentro possui um Conselho Gestor, formado por membros da comunidade e eleitos pela mesma, que ajudam na fiscalização e gestão do espaço. É um projeto de uso intensivo da tecnologia da informação para ampliar a cidadania e combater a pobreza, visando garantir a privacidade e segurança digital do cidadão, sua inserção na sociedade da informação e o fortalecimento do desenvolvimento local. Um dos objetivos principais do projeto é organizar uma rede de unidades de múltiplas funções que permita às pessoas adquirirem autonomia tecnológica básica e privacidade a partir do software livre.

Combater a exclusão digital é o objetivo central dos Telecentros. Trata-se de uma iniciativa fundamental para capacitar a população brasileira e inseri-la na sociedade da informação.

Visão, Missão e Valores

Visão

Desenvolver atividades articuladas com programas educativos, ações comunitárias e dinâmicas de organização local, agregando sentido à utilização dos recursos das tecnologias da informação e comunicação, ao tempo em que visa o fortalecimento de iniciativas de grandes relevância para a população local. As ações realizadas nos CDCs e Telecentros devem estar voltadas prioritariamente para: 1º Formação pessoal, social, acadêmica e/ ou profissional de jovens e adulto; 2º Geração de trabalho e renda; 3º Participação e mobilização social; 4º Comunicação e articulação comunitária; 5º Expressão e ampliação de repertorio cultural.

Missão

Garantir acesso democrático e gratuito às tecnologias da informação e comunicação, facilitando o uso dos serviços de governo e produção de conhecimento, e promovendo os processos de participação pública e redes sociais para o desenvolvimento econômico, social, pessoal e da cidadania.

Valores

Trabalhar com respeito ao cidadão e sua diversidade, com ética, transparência e comprometimento, buscando a excelência, possibilitando a geração de serviços considerados relevantes para a comunicação local.